Você está no prêmio:

Mulheres Mais Admiradas de Goiás 2015

Prêmios em andamento

Mulheres Mais Admiradas de Goiás 2015

materias

29/04/2015

Raquel Teixeira e seu vasto histórico na educação e na política goianienses

A deputada federal e professora doutora em Linguística pela Universidade da Califórnia, EUA, recebe o prêmio Mulheres Mais Admiradas de Goiás
 


Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira nasceu em Goiânia em 24 de novembro de 1946 e tem um vasto histórico na política e educação da capital. Formada em Letras, mestre pela UnB e doutora em Linguística pela Universidade da Califórnia, EUA, é professora titular da Universidade Federal de Goiás, onde ocupou cargos na administração e chegou a disputar a eleição para a reitoria da universidade.

Foi membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dentre outros. Como membro do Conselho Nacional de Educação (1999-2001), foi relatora, das Diretrizes Curriculares para a Formação em Nível Superior de Professores de Educação Básica. Como presidente do CONSED - Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação, participou ativamente do Plano Nacional de Educação.

De 1999 a 2001 ocupou o cargo de secretária de Educação de Goiás e secretária de Ciência e Tecnologia (2005-2006), ambas no governo Marconi Perillo. Também foi secretária da Cidadania em 2007 no governo Alcides Rodrigues. Conhecida como Professora Raquel Teixeira, foi eleita deputada federal por Goiás pelo PSDB em 2002 e reeleita em 2006.

No parlamento, atuante na área de educação, contribuiu para a criação das Leis 11.114/2005 e 11.274/2006, as quais, respectivamente, leva as crianças para a escola com seis anos e amplia para nove anos a duração do Ensino Fundamental, garantindo um ano a mais de escolaridade na vida da criança brasileira.

A deputada integra ainda o Comitê Técnico do Compromisso Todos pela Educação, um movimento empresarial que, junto com o governo e a sociedade, organiza a luta para uma educação pública de qualidade para as crianças e jovens do Brasil.

Atualmente, Raquel Teixeira é secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, coordenando eventos comunitários da secretaria. Destaque do prêmio Mulheres Mais Admiradas de Goiás, Raquel, defini a condecoração muito importante pra Goiás e para as mulheres. “Receber esse prêmio é uma grande honra e uma imensa responsabilidade. Agradeço profundamente esta homenagem que, para mim, é o reconhecimento de que tenho me dedicado da forma correta ao compromisso da minha vida com a Educação”, enfatiza.


Comente através do seu Facebook