Você está no prêmio:

Os Mais Admirados da Gastronomia em Goiás 2017

Os Mais Admirados da Gastronomia em Goiás 2017

materias

09/05/2017

Pastelaria do Meu, tradição e sabor inconfundível

Há 54 anos no mercado, estabelecimento mantém público fiel e vende cerca de 300 pastéis por dia


O paladar é único, ou seja, cada indivíduo tem percepção diferente. Porém, todos que experimentam os pasteis da Pastelaria do Meu afirmam que o gosto e a qualidade são incomparáveis. Dessa forma, reconhecendo um trabalho de mais de cinco décadas, o estabelecimento conquistou o prêmio Os Mais Admirados da Gastronomia em Goiás 2017 na categoria Pastel. “Essa premiação foi boa demais”, comemora o proprietário do local, Daniel Henrique de Lemes.

Para o empresário, a condecoração é mais significativa que o valor monetário. “É gratificante alguém dizer nossos pastéis são inigualaveis. O reconhecimento é minha maior vitória”, celebra. Ele ainda revela que o principal foco da marca é ser lembrado, ou seja, o cliente associar pastelaria, qualidade e tradição à Pastelaria do Meu. “Acredito que a maior propaganda é o 'boca a boca', porque  gera confiança”.

O proprietário planeja aproveitar a tradição da pastelaria e abrir outras filiais e, futuramente, uma franquia. Propostas não faltam, Daniel foi convidado a levar os saborosos pasteis para o exterior. “Mandamos umas massas para Itália e o pessoal gostou. Estamos vendo a possibilidade de abrir lá também”.

Atualmente, Daniel dá apoio na área de marketing e comunicação do Mercado Popular, onde se localiza a pastelaria. “No começo do projeto eu era diretor, foi nessa época que começamos a levar bandas, fazer eventos e happy hour ao vivo toda noite. Isso reergueu o mercado”. A Pastelaria do Meu é um ponto de referência de gastronomia do local.

Pasteis 
A pastelaria, assim como todo estabelecimento, está sujeita a crises. Porém, o proprietário sempre busca alternativas para vencê-las. “O verdadeiro empresário aproveita a crise para gerar oportunidades”. Em um momento de dificuldade, Daniel criou o famoso pastel Árabe, recheado de carne, cebola, limão e hortelã, esse foi bem recebido pelos clientes.

Além disso, o “pastel paulistano” também faz sucesso, feito de carne, ovos cozidos, azeitonas pretas e ervas finas. Para acompanhar o gosto goiano, Daniel faz pastel de frango, pequi e guariroba, além do de jiló com queijo. Esse último entrou no cardápio este ano. Como se vê, a Pastelaria do Meu está sempre inovando, nem que seja um detalhe, como colocar raspas de limão para dar sabor e aroma ao pastel. “Essas coisas ninguém encontrará em outro lugar do mundo”, garante.

Ademais, os pasteis são feitos na hora e, por isso, a  vitrine nem sempre está  cheia. Os responsáveis por encantar a clientela com os saborosos pasteis são Daniel e mais dois funcionários. “Eu também coloco a mão na massa, gosto do que faço”. Uma funcionária faz o recheio e outro as massas. Por dia, são vendidos cerca de 300 pasteis.

Tradição
O sabor inconfundível  dos pastéis e jeitinho singular de atender os clientes fizeram com que a pastelaria conquistasse fregueses fieis, alguns frequentam o local há mais de 50 anos. “Meu pai abriu a pastelaria no ano de 1963. O jeitinho carinhoso dele e sua informalidade cativaram o público. Hoje, minha missão e preservar essa tradição”.

Para alcançar seu intento, Daniel resolveu criar a logomarca da pastelaria baseada em seu pai, Geraldo Lemes, justamente para perpetuar o legado. “Resolvi fazer da logomarca a caricatura dele para me posicionar no mercado com um estabelecimento de tradição”. O empresário ainda conta que trabalha diariamente para não deixar o espólio do pai cair no ostracismo.

Os pais de Daniel ficaram por 50 anos na gerência da Pastelaria e isso foi fator preponderante para manter a fidelidade dos clientes. “Hoje meus pais estão aposentados, mas amam ir à pastelaria e cumprimentar os clientes”, revela. Dos três filhos, Daniel foi o único que se interessou em assumir, em 2006, o estabelecimento da família e conciliar com a sua profissão de publicitário. Entretanto, todos lidam com empresas e com marketing. “Assumi porque adoro me relacionar com pessoas. Sou aquele cara que fica no balcão”,  comenta.

Ana Maria Braga 
Além do prêmio Os Mais Admirados da Gastronomia em Goiás, Daniel guarda consigo outra conquista significativa. No final do ano de 2016, a Pastelaria do Meu ficou entre os 10 melhores pasteis do Brasil, com o pastel Árabe, em uma premiação da Ana Maria Braga. “A apresentadora disse que o meu pastel era muito bom e que nunca tinha comido algo assim na vida. Minha maior premiação foi ela dizer isso”, recorda. 

Para receber a premiação, Daniel chegou a passar uma semana no Rio de Janeiro. Nesse período, fez os pasteis para toda a equipe da apresentadora. “Essa experiência foi muito gostosa para mim”. 

Localização 
Mercado Popular: Rua  74, 329 - 6 – Setor Central, Goiânia 
Telefone: (62) 98194-8961


  • TAGS:
Comente através do seu Facebook